Páginas

segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Presente Perpétuo

Só pelo enfoque inédito no Brasil, O Pórtico de Nietzsche, de Décio Osmar Bombassaro, já mereceria uma atenção especial da crítica e dos estudantes do filósofo alemão. Com o subtítulo A evocação do eterno retorno como ritmo do ser no tempo, Bombassaro é o primeiro pensador brasileiro a abordar o tema do “eterno retorno do mesmo” como foco principal – e único – de sua pesquisa. Grande conhecedor da obra nietzschiana, Bombassaro se debruça sobre um dos temas mais espinhosos da filosofia ocidental do século XX, desvendando-a.
Mas para além do ineditismo de seu olhar, o autor agrega ainda outros valores. Com uma prosa elegante e despojada de hermetismos, nos apresenta um texto profundo e inteligível até mesmo para leigos. Isso não é de estranhar, pois Bombassaro foi Professor da UCS desde 1977, aposentando-se recentemente. Licenciado em Letras, Especialista e Mestre em Filosofia, trabalhou também como jornalista em diversos veículos de comunicação. Contista premiado, organizou em 1998 a obra Da Habilidade Humana em Perscrutar o Ente, também da UCS Editora.
Em O Pórtico de Nietzsche, o tema central é o tempo. E este pórtico, que nada mais é do que o instante, pode ser também entendido como a porta de entrada - e de saída - para um presente eterno, além de uma iniciação ao próprio Nietzsche.

Nenhum comentário: