Páginas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Quem quer progredir?

Progresso é movimento, marcha para frente, avanço, evolução. Nosso progresso pessoal e o da nossa comunidade estão absolutamente indissociáveis. O aperfeiçoamento de um leva ao desenvolvimento do outro.
Este acontece com a acumulação de bens materiais e conhecimentos capazes de transformar a vida social e conferir-lhe um maior significado. Mas também pode ser entendido como aprimoramento civilizatório, espiritual, tecnológico, cultural e etc. O que, no fundo, se pensarmos bem, dá na mesma.
O caminhar pela vida nesse intuito criará o progresso de nossa cidade e do nosso país. Se cada um fizer sua parte, o progresso de todos será muito mais rápido e evidente. Ajude seu colega a progredir, incentive seu funcionário (inclusive com um salário digno) a trabalhar mais e melhor, esforce-se para que a firma que o emprega aumente seu padrão de qualidade e de ganhos. Ao fazê-lo, você estará progredindo junto.
O problema é que muitas pessoas não conseguem compreender a profundidade desse pensamento. Seu egoísmo e suas pequenas vaidades falam mais alto. Principalmente os que estão no comando das situações. O poder lhes turva a vista. Embrutece e emburrece. Para estes já não importa o progresso coletivo. Às vezes, nem mesmo o da entidade que dirigem. Só o seu ilusório, momentâneo e mesquinho progresso é que importam. Então, obliteram qualquer nova ideia, obscurecem qualquer voz dissonante, calam e punem qualquer um que discorde de sua forma errônea de progredir. Voltaire disse: “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las.” Este era um grande homem. Os pequenos dizem: concordo plenamente com tudo que dizes, mas farei o que puder para tapar a tua boca.
Por mais difícil que seja a situação, jamais devemos nos curvar. Lutemos sempre, com ética, sabedoria e trabalho. Se não conseguirmos assim o tão sonhado progresso comum, pelo menos estaremos muito próximos do pessoal. Pois uma consciência tranquila e a satisfação do dever cumprido, também tem o seu valor. Já é um progresso.

Nenhum comentário: