Páginas

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Literatura Marginal

Entrevista com Dinarte Albuquerque Filho, poeta e professor universitário.

Uili - O que é literatura marginal? Quem são seus precursores no mundo e no Brasil?
Dinarte - Definir literatura marginal é sempre um complicador, visto que muitos negam sua marginalidade. Mas, como lembra Fernando Paixão, poesia marginal, no caso, é toda aquela produzida/consumida fora dos circuitos de editoras comerciais e leitores convencionais. Quero crer que desde a Grécia Antiga muitos autores percorreram esse caminho. Os poetas franceses do Simbolismo, os russos da Era Stalin, segregados, os fazedores do haicai nas sendas do Oriente de sete, oito anos atrás, os brasileiros Cacaso, Paulo Leminski, Chacal e tantos outros. Na prosa, recentemente houve um movimento organizado de publicação de autores como Ferréz. Em todos os casos, pode-se ver que todos "encontraram" um caminho nas editoras (pequenas ou grandes) e, com isso, sopraram ventos novos no fazer literário.

Uili - Qual a contribuição da marginalidade para a literatura brasileira?
Dinarte - Difícil de apreciar, ainda, a não ser da geração dos anos 60 que, como dito, alguns tornaram-se, inclusive, "campeões" de vendas.

Uili - Podemos dizer que existe hoje um nome que se destaca neste gênero (se assim podemos chamar) de literatura?
Dinarte - Sim Ferréz, com seu trabalho em Capão Redondo, é um bom exemplo.

Uili - A sua poesia, pelo que se percebe, sofreu forte influência de Leminski, além de outros escritores marginais ou que flertaram com o movimento. Você se considera um poeta marginal?
Dinarte - Se formos observar os parâmetros acima, somando que os livros, com exceção dos dois últimos, foram publicados às próprias custas, sim. Mas, ao mesmo tempo, não tamanha "pureza".

Uili - Estar "à margem" é um obstáculo para o artista ou uma forma idealizada de encarar a vida e a arte?
Dinarte - Às vezes, uma coisa, outras, a segunda.

Uili - Existe algum tipo de movimento marginal em Caxias do Sul hoje? Um Fanzine pode ser considerado um veículo de disseminação de cultura marginal?
Dinarte - Desconheço, mas é o veículo próprio, pelas suas características, de fácil distribuição e baixo custo e com certa independência para expressar idéias às vezes até conflitantes.

Nenhum comentário: