Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

O Apanhador no Campo de Centeio


(J.D. Salinger – Editora do Autor – 208 páginas)

          Este livro é um dos romances mais lidos nos Estados Unidos e obra obrigatória em muitas escolas do país. Mostra a importância da adolescência e o pensamento da juventude, não só a da época em que foi escrito, mas a de sempre, com sua rebeldia e incompreensão.
          “Quando eu era mais novo, piazote ainda, acreditava que o trovão é que matava e provocava estragos. Sim, eu acreditava em muita coisa. E foi por essa época, de inocência, se é que um dia inocente fui, que brotaram alguns sonhos. A época de Salinger, com seu maravilhoso livro “O Apanhador no Campo de Centeio”, seu estranhamento do mundo e ideais camuflados, que fez nascer em mim uma vontade de mudar o mundo.
          Hoje, às vezes, parece que começo a acreditar em trovões novamente. Parece que Holden, o anti-herói do livro, renasce das cinzas, sussurrando em meu ouvido a iminente coisificação do humano, o despencar definitivo. E as pessoas ao meu redor apenas me olham e sorriem, de pena ou coisa parecida.”

Trecho do conto “De volta ao campo de centeio”
do livro “O Sino do Campanário”, de minha autoria.