Páginas

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Já somos pauta


Quatro cronistas caxienses unem seus diferentes estilos de abordar o gênero literário crônica em um livro que reúne 48 textos (12 de cada autor), intitulado Tetraedro, em uma iniciativa literária diferente em Caxias do Sul. Lúcio Humberto Saretta, Marcos Fernando Kirst, Tiago Sozo Marcon e Uili Bergamin assinam em parceria a antologia que sai sob o selo da Editora do Maneco, em sessão de lançamento e autógrafos marcada para o dia 5 de julho, uma quinta-feira, a partir das 19h30min no Aristos London House, situado no térreo do Clube Juvenil, na avenida Júlio de Castilhos, 1677.
Com apresentação assinada pelo escritor porto-alegrense Luís Augusto Fischer, a obra oferece ao leitor quatro estilos diferentes de exercitar a crônica, um dos gêneros mais apreciados pelos leitores brasileiros, presente na maioria dos jornais e revistas de norte a sul do Brasil. A crônica do cotidiano, a crônica filosófica e de discussão, a crônica de personagens e de costumes e a crônica esportiva ganham as páginas de “Tetraedro”, cujo título evoca a figura geométrica de quatro lados como uma metáfora para a união literária do quarteto de autores.
Além de publicarem crônicas em diferentes órgãos de imprensa de Caxias e região, os quatro escritores apresentam também em comum, em seus currículos, o fato de já haverem sido premiados, em diferentes ocasiões e em várias categorias, no Concurso Anual Literário promovido pela Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul Dr. Demetrio Niederauer. Além de proporcionar prazer de leitura na fruição dos variados estilos, a obra fornece também um panorama geral sobre o gênero, que pode servir de ilustração didática nos momentos em que o tema é colocado em debate, especialmente em sala de aula.

Nenhum comentário: