Páginas

sábado, 7 de dezembro de 2013

Autor Presente - IEL

 Uili Bergamin nasceu em Bento Gonçalves em 1979, mas passou a maior parte da infância e adolescência em Cotiporã. Já adulto estabeleceu-se em Caxias do Sul, onde cursou diversas oficinas literárias. Coordena ações como as Rodas de Leitura, Concurso Anual Literário e Livros para Ouvir, esta última finalista do VivaLeitura 2011, o mais importante prêmio de incentivo à leitura do Brasil.
Como escritor, recebeu mais de 50 distinções literárias, algumas de nível nacional e internacional. Foi patrono de diversas feiras do livro e é um dos ficcionistas mais lidos da Serra Gaúcha. Escreve resenhas para a Revista Acontece Sul e é autor de outros oito livros: "O Sino do Campanário" (contos, adaptado para o cinema), "Cela de Papel" (novela), "Do Útero do Mundo" (poemas), "A Ilha Mágica" (juvenil), "Contos de Amores Vãos" (Destaque Literário-2012 e Livro do Mês em Passo Fundo), "Tetraedro" (crônicas), "Luiz Pizzetti – Uma consciência que pulsa" (biografia) e "A Mordaça" (juvenil, adaptado para o teatro).
Uili também ministra oficinas de criação literária e rodas de leitura, realiza palestras em escolas, feiras do livro e debates em eventos culturais. Apresentou programas de TV voltados ao mercado editorial e é membro fundador do Grupo de Estudos Literários "Litteris Te Deum". Faz parte do Projeto Autor Presente, do IEL.

Nenhum comentário: