Páginas

terça-feira, 28 de julho de 2015

Patrono da 31ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Uili Bergamin é escolhido patrono da 31ª Feira do Livro de Caxias
Escritor já apadrinhou vários outras feiras, como a de Flores da Cunha, em maio
O escritor Uili Bergamin acaba de ser anunciado o patrono da 31ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que ocorre de 2 a 18 outubro na Praça Dante Alighieri. E ele certamente estará à vontade no papel. Afinal, já ocupou o posto por duas vezes em Cotiporã (2007 e 2013), uma em Veranópolis (2012) e outra em Flores da Cunha (em maio de 2015), além de ter sido escritor homenageado ano passado em Bento Gonçalves e de apadrinhar diversas feiras do livro escolares. As informações são do jornal Pioneiro.

Aos 36 anos, Bergamin já tem 12 livros publicados, sendo o mais recente deles Na Mira - A Vida de Elias Ruas Amantino, biografia do fundador de uma das maiores fábricas de armas esportivas do Brasil, lançado neste mês. Entre suas outras obras estão Contos de Amores Vãos e O Sino do Campanário.
Bergamin também é integrante da Academia Caxiense de Letras (ACL), na qual tomou posse em dezembro passado. Também pertence à ACL a homenageada desta edição da Feira: a médica e acadêmica Maria Helena Binelli Catan, 83 anos. Já o homenageado do Entrelinhas é o músico Samuel Sodré, e haverá ainda uma homenagem póstuma ao escritor Flávio Ferrarini, morto recentemente.
Quando foi patrono em Flores da Cunha, Uili Bergamin disse não ver o patronato como mera homenagem, e sim como trabalho. "O patrono é uma espécie de embaixador do livro e deve trabalhar para a democratização deste. Espero estar a altura do desafio", declarou então.
Agora, o desafio será maior ainda: afinal, será o embaixador dos livros na Feira da segunda maior cidade do Estado.

Nenhum comentário: