Páginas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Sugiro...


Delmino Gritti, escritor caxiense e trabalhador do livro desde 1965, passou décadas lendo e colecionando máximas sobre livrarias, bibliotecas, leituras, escritores e sobre os próprios livros. Deste afã resultaram duas obras preciosas e de longo fôlego: “Sobre o livro e o escrever” (460 páginas, Maneco Editora, 2002, R$29,00) e sua continuação “Dos tijolos da Suméria aos megabytes pós-humanos do terceiro milênio” (704 páginas, Liddo Editora, 2007, R$58,00). Para quem gosta da alta literatura, estas duas obras não são um prato cheio; são um banquete completo. Os pensamentos de todos os grandes nomes da literatura universal estão aí condensados, prontinhos para serem degustados. Delmino se deu a esse trabalho para nos poupar.
Mas um homem assim, com um conhecimento enciclopédico sobre literatura, que tanto leu e sentiu, não poderia deixar de nos apresentar também um trabalho autoral. Então, eis que surge, na segunda metade do ano passado “Conc(s)ertos em dó maior para as perdas do espanto”. A coletânea de poesias consegue momentos de altíssimo grau sugestivo, e isso pode ser comprovado já pelo título. Na orelha do livro, abaixo da foto do autor, onde seria comum constar um breve currículo, aparecem os versos:
Licenciado em Filosofia pela UCS, Delmino foi merecidamente homenageado na 22ª Feira do Livro de Caxias do Sul, em 2007, mas diz que está se encaramujando, para fugir da mediocridade humana e evitar decepções mundanas.
Apesar de sua reclusão voluntária, o poeta está disponibilizando sua última obra gratuitamente aos que quiserem mergulhar nos meandros de sua poética. O livro nem sequer foi colocado à venda, e não é porque não valha nada; mas justamente pelo contrário.
Assim, quem tiver interesse pela obra, com suas 256 páginas de muita profundidade, referências a outros escritores e metáforas belíssimas, que escrevam diretamente para o autor através do e-mail: delminog1@terra.com.br. E boa leitura.

Nenhum comentário: