Páginas

segunda-feira, 9 de março de 2009

Vida Cultural

Há quase quatro anos fui admitido em concurso público para o quadro de funcionários da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul. E desde o início dos meus trabalhos tive o privilégio de desempenhar atividades na Secretaria Municipal da Cultura (SMC). Pozenato, o Secretário na época, que já me conhecia dos meios literários, incumbiu-me da coordenação da Sala de Cinema Ulysses Geremia, na qual permaneci todo esse tempo. Não foi um período fácil. Mas de um aprendizado inigualável.
Porém, como bem sei e todos os que me conhecem sabem, minha vida é a literatura. Desde o início quis estar próximo aos livros. Mas como bom soldado, aceitei lutar com armas que não eram exatamente as que eu sabia manusear, por determinação superior e pela necessidade da ocasião.
Agora, com as mudanças naturais ao término de cada gestão administrativa, surge o convite da diretoria da Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer para atuar lá, no meio dos livros, criando projetos, coordenando rodas de leitura, convivendo diariamente com leitores e escritores das mais variadas orientações.
Não tive dúvidas. Não pensei duas vezes. O cinema, ou, pelo menos, a administração de uma sala de cinema, em minha vida, cumpriu seu ciclo. Tudo na vida tem um ciclo. Devemos reconhecer que nada é para sempre e encarar novos desafios de peito aberto.
Estou agora onde sempre quis estar. E fui tão bem acolhido por todos os colegas, pela diretoria e pelos próprios frequentadores, que desejo fazer durar muito este novo ciclo. Quero que se estenda por décadas.
Aos meus leitores, fica o convite: conheçam a Biblioteca Pública de nosso município. São milhares de livros dos mais diversos gêneros, adultos e infanto-juvenis, setor de pesquisa, periódicos e internet gratuita, além de diversos projetos em andamento.Venham visitar-nos, trocar idéias, enriquecer. Como tudo na vida, sei que ainda tenho muito a aprender. Mas escrever e conversar sobre literatura ainda são as coisas que melhor sei fazer na vida.

Nenhum comentário: