Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Sugiro...


Primeiras Estórias

Livro de contos do autor mineiro João Guimarães Rosa, esta não é, certamente, uma leitura de passatempo. Com inovações formais características de toda a sua obra, aproveitando a linguagem coloquial de uma região do Brasil não especificada, mas reconhecível, a obra traz narrativas psicológicas, fantásticas, autobiográficas e até anedóticas.
Certamente é o melhor livro para a iniciação em Guimarães Rosa, o mais assimilável para o leitor que quer adentrar o universo deste rico e complexo autor.
São 21 estórias, como ele próprio designa as narrações, dentre as quais se destaca “A terceira margem do rio”, um dos contos mais lindos, profundos e completos que a literatura brasileira já produziu.
O autor de “Grande Sertão: Veredas” exercita também no texto curto toda a sua habilidade estilística e nos oferece para saboreá-la.
Uma obra fascinante, vivamente humana, para ser lida e refletida.

2 comentários:

adri antunes disse...

todos os contos desse livro são mto bons, mas o que mais me intriga, me tira do chão e me faz pensar em quão guimarães é irônico, inteligênte e ambíguo é "fatalidade"!
bju e feliz páscoa pra vc!

Uili disse...

Realmente, querida, todos são ótimos. Mas para mim, "A terceira margem..." é inesquecível. Feliz Páscoa pra você também.