Páginas

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O que pensa Luis Narval - Roteirista de Cinema

Uili Bergamin
um dos grandes nomes da literatura gaúcha deste início de século

Com 30 anos de idade e três livros poderosos no currículo, este rapaz nascido em Bento Gonçalves, criado em Cotiporã e residente em Caxias do Sul, vem surpreendendo leitores, crítica e o próprio mercado editorial. Escritores bem mais velhos e com trajetórias respeitadíssimas reconhecem que Uili é um prodígio das letras. Assis Brasil, Moacyr Scliar e José Clemente Pozenato são alguns dos que afirmam isso.
Autor que traz a marca da novíssima narrativa contemporânea, Uili constrói um texto carregado de simbologias e ambigüidades, exercitando um estilo inconfundível, duro e poético. Um texto que, ao mesmo tempo, nos condena e nos perdoa. É uma recuperação da narrativa intimista, que com freqüência tem sido aviltada por escritores simplórios e piegas. Aliás, do ponto de vista literário, é preciso admitir que ocorreu em nossa região, nestes últimos anos, uma considerável retração. Não em termos de quantidade, mas em termos de qualidade. Em vez de criadores passamos a ter malabaristas da sintaxe, priorizando uma técnica vazia, com retóricas arrogantes, cada vez mais isolados em suas panelinhas e afastados do grande público. Banalizaram a arte.
Mas aí surge Uili, com ótimas histórias para contar, reflexivo, contido e exigente, procurando extrair das palavras o máximo possível.
Outra particularidade que falta aos escritores contemporâneos e que se percebe uma de suas principais virtudes é a leitura. Ao saborearmos suas tramas, vimos logo tratar-se de um leitor voraz, culto e inteligente.
Em um futuro muito próximo seu nome deverá constar nos circuitos escolares de todo o Rio Grande Sul e do Brasil, na grande imprensa e nos compêndios. Aos professores e estudantes, fica o lembrete: não esperem que Uili seja traduzido no exterior para o valorizarem aqui. Não aguardem seu enterro para lerem e estudarem sua obra, como fizeram com tantos outros. Pode ser tão mais proveitoso levá-lo à sala de aula, trocar idéias, enriquecer. Uili está entre nós, vivo, cheio de vigor e ânsia literária.
Então, o que estão esperando para lê-lo?

Nenhum comentário: