Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Sem Poder e Sem Pudor

Endrigo Demetrio
Da Gaveta Edições Independentes – 68 páginas

          Figura conhecida do movimento underground de Caxias do Sul, Endrigo Demetrio lançou recentemente seu primeiro livro, intitulado “Sem Poder e Sem Pudor”. Com um texto agressivo, que não se enquadra exatamente em nenhum gênero literário, o autor destila ceticismo, sarcasmo e doses cavalares de insatisfação contra o sistema em que vivemos.
          Verdadeiro filósofo do caos, Endrigo mescla aforismos com escritos mais longos, que beiram uma espécie de ensaio nada acadêmico, quase um esporro contra tudo o que julga ser hipócrita, capitalista e fora do lugar.
          Escrito em caixa alta (letras maiúsculas), o livro causa espanto visual, já que traz os títulos em minúsculas (menos as primeiras letras), ao contrário do convencional. Mas o espanto é ínfimo comparado ao sentido do que trazem. Não há como ficar imune a esta obra, mesmo que para contestá-la.
          Embora o autor não se considere escritor e até se desculpe por alguns erros (inclusive ortográficos) do livro, sua linha de raciocínio possui lógica e tem propósito definido: chacoalhar a inércia intelectual em que nos encontramos. E, neste quesito, atinge perfeitamente seu objetivo.

Trecho de “América latrina”:

“CONTINUAMOS BAIXANDO AS CALÇAS PARA QUEM VEM DE CIMA...
AINDA SOMOS ÍNDIOS, E ENTREGAMOS TODAS AS NOSSAS RIQUEZAS EM TROCA DE QUINQUILHARIAS.”

Nenhum comentário: